O protagonismo das nossas águas

Blumenau não seria aqui não fosse o rio. Talvez não fosse em lugar algum – e esse pedaço de terra, veja só, poderia ter sido caminho, não paradeiro. Ele corta não só o Centro da cidade, como está no centro de tudo. Nos obriga a construir pontes porque nos separa, ao mesmo tempo que nos alimenta.

Temos um rio que insiste em subir ou descer, subir e descer. O tamanho dos centímetros não se mede apenas pela régua. O número alivia ou desperta o pânico porque com ele estão cotas de destruição de um patrimônio imaterial: o passado e o futuro de uma centena de famílias que espera atenta e atônita o próximo boletim.

Nosso zique-zaque que ameaçou aguar também é culpa dela – a enchente de chope, como o trocadilho diz, chegou depois da pior enchente do rio. Tudo porque Blumenau tem esse rio e não fosse por ele não seríamos nem Blumenau, nem Oktoberfest, nem centímetro ou metro algum.

Blumenau tem um rio que faz curva. Na beira dela, uma prainha hoje abandonada já foi palco do maior de todos os nossos festivais de música, dos mais bonitos piqueniques e de reuniões culturais espontâneas onde “siuníam” todas as tribos. A curva que era observada do alto do Morro do Aipim e que – do ângulo contrário – viu o Frohsinn queimar.

O nosso rio é aquele que inspira a fé nas procissões fluviais, que desperta a alegria no Natal com o barco levando o Papai Noel, que traz a tona o nosso sentimento de turista no próprio lar na beleza da travessia da ponte de ferro. É para onde se perde o olhar dos senhores que passeiam todas as manhãs na Beira-Rio e onde é fácil de encontrar a sensação de pertencimento a este lugar.

Blumenau tem um rio que é mistura de bênção com maldição, de desenvolvimento com perda, de polêmica e paz, amor e ódio. E enquanto novamente esperamos aflitos pela contagem dos centímetros que vão muito além de números, o rio se mostra mais uma vez protagonista da nossa história. Como foi desde o primeiro dia. E como será pra sempre.

Anúncios

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s