O livro da capa azul.

Eu estava sentada na sala e meu gato estava deitado nas minhas pernas. Quando eu tirei o Nino da confortável posição que ele sempre dorme por horas, ele me olhou com uma cara de quem sabia. Foi atrás e mordeu minha mão, como quem pede pra não fazer isso. Mas o livro estava lá, e a estante estava lá e eu estava sozinha de novo. E eu levantei, e o Nino resmungou, e fez frio nas minhas pernas onde faltava aquela bolinha de pêlos, e fez mais frio ainda no meu peito quando o papel amassado e borrado caiu no chão.

O livro era um qualquer, daqueles que na verdade nunca vai ser um qualquer mas a gente age como se fosse – a gente age como se nada fosse. E eu peguei aquele monte de papel prensado, com uma ou duas anotações rasuradas (e por que diabos eu adoro rabiscar os livros?) e ajuntei aquela folha no chão. Porque ela fazia parte do livro, mesmo que não houvesse semelhança entre os personagens, mesmo que o eu não fosse lírico (não fossem líricas), mesmo que o papel estivesse borrado e amassado e parecesse ter surgido de um canto de mim. O papel amassado e borrado no chão da minha casa fazia parte de um canto de mim.

Eu sentei no sofá ao lado do gato, que, despreocupado, ainda não dormia: apenas me olhava, sem se mexer. Eu abri o livro em uma página, logo no começo. Marcado em amarelo: “Com você, eu estava em outro lugar; um lugar estrangeiro, estrangeiro a mim mesmo”. Eu li e olhei para o Nino que, neste exato segundo, subiu novamente nas minhas pernas como quem soubesse que eu não me moveria dali.

Passei a madrugada com o André Gorz. E com o papel amassado, borrado, rabiscado, nojento. Único a conseguir afastar o frio.

3 comentários em “O livro da capa azul.

  1. Fico feliz em não passar mais tantas madrugadas em claro. São um tanto angustiantes pra mim. Mesmo quando tenho a companhia de um bom livro.
    BJs.

  2. PAX

    Marina,

    viva a palavra. a Palavra:

    o Verbo.

    Jovens escrevendo ótimos textos.

    “Gratulationes”.

    beijo,

    werner neuert (memória de São Gregório Magno +).

    (wneuert@brtubo.com.br)

O que você acha?

